Arquivo Histórico

Lançamento dos Balanços e Orçamentos da Câmara Municipal a Assembleia Provincial 1853 a 1859


Resumo:
Este livro contábil (1853-1859) da Câmara Municipal de Uruguaiana registra os orçamentos anuais e os balanços financeiros enviados à Assembleia Provincial. Ele detalha as receitas arrecadadas, como impostos sobre patentes e gado, e as despesas realizadas,

Detalhes do Documento


Este documento é o "Livro de lançamento dos balanços e orçamentos da Câmara Municipal a Assembléia Provincial", um registro contábil oficial de Uruguaiana que cobre o período de 1853 a 1859. O livro, pertencente ao Arquivo Histórico Municipal, era utilizado para registrar as finanças da Câmara e reportá-las ao governo da Província.

O conteúdo é composto por "Balanços Demonstrativos" (Balanços Demonstrativos) anuais e "Orçamentos" (Orçamentos). Os Orçamentos detalham a receita prevista e a despesa autorizada para o ano fiscal seguinte, enquanto os Balanços registram a receita efetivamente arrecadada e as despesas realizadas no período, concluindo com o "Saldo existente em cofre" (saldo em caixa).

As fontes de Receita (Receita) do município incluíam impostos sobre "Patentes" (licenças de negócios), "Renda do Cemiterio" (renda do cemitério), "Multas por infracção de posturas" (multas por violação de ordenanças) e um imposto sobre o gado.

As principais Despesas (Despesas) eram com os salários dos funcionários municipais (Secretário, Fiscal, Porteiro, Procurador), "Aluguel da Casa da Camara" (aluguel da Casa da Câmara) e da "Cadeia" (Cadeia), "Sustento aos prezos pobres" (sustento para prisioneiros pobres), "Concerto de Ruas" (conserto de ruas), "festas de Corpus Christi" (festas de Corpus Christi) e obras no cemitério.

Trata-se de uma fonte primária essencial para a história financeira e administrativa de Uruguaiana nos seus primeiros anos de formação.