Arquivo Histórico Municipal de Uruguaiana Arquivo Histórico Municipal de Uruguaiana

A criação do link para o “Arquivo Histórico Municipal de Uruguaiana”, no ano de 2017, surgiu da preocupação do Poder Executivo do Município na administração do Prefeito Municipal, Ronnie Mello, e o Vice-prefeito, Antonio Augusto Brasil Carús em preservar o riquíssimo acervo documental que o referido arquivo abriga, com documentos datados desde meados de 1820.

Vale lembrar que o acervo do Arquivo Histórico é composto de documentos iconográficos, textuais, jornalísticos e também os gerados de conteúdos próprios e de doações da população que, entendendo a importância da preservação, depositam seu material histórico para a guarda.

Sob o ponto de vista histórico é indispensável a preservação de documentos que registraram fatos e personalidades que contribuíram para a identidade e construção da nossa cidade, desde então está sendo realizado um trabalho minucioso de resgate deste material, sob a Coordenação da Profª Patrícia Severo Quadros, responsável pelo Arquivo Histórico.

Através de um processo de higienização, catalogação, digitalização e arquivamento, estes materiais são disponibilizados de forma cronológica e gradual, que está à disposição da comunidade em geral, pesquisadores, professores e alunos; a fim de embasar trabalhos acadêmicos, escolares, literários ou simplesmente para conhecimento histórico-cultural da nossa cidade.

Fique à vontade para pesquisar e conhecer a história do Município de Uruguaiana. Agradecemos sua visita!