Arquivo Histórico de Uruguaiana Arquivo Histórico de Uruguaiana

             A criação do site para o “Arquivo Histórico de Uruguaiana” surgiu da preocupação do Poder Executivo do Município na administração do Prefeito Municipal, Ronnie Mello, e o Vice-prefeito, Antonio Augusto Brasil Carús em preservar o riquíssimo acervo documental que o referido arquivo abriga, com documentos datados desde meados de 1820 e que lamentavelmente encontravam-se sem os cuidados necessários para sua conservação.

             Vale lembrar que o acervo do Arquivo Histórico é composto de documentos iconográficos, textuais, jornalísticos e também os gerados de conteúdos próprios e de doações da população que, entendendo a importância da preservação, depositam seu material histórico para a guarda.

             Sob o ponto de vista histórico é indispensável a preservação de documentos que registraram fatos e personalidades que contribuíram para a identidade e construção da nossa cidade. Deste modo, a Diretoria de Cultura do Município, através do seu Diretor o Sr Ricardo Peró Job, com apoio técnico da Profª Patrícia Severo Quadros, atual responsável pelo Arquivo Histórico, iniciaram um trabalho de resgate deste material.

             Através de um processo de higienização, catalogação, digitalização e arquivamento, estes materiais serão disponibilizados de forma cronológica e gradual neste site, que está à disposição da comunidade em geral, pesquisadores, professores e alunos; a fim de embasar trabalhos acadêmicos, escolares, literários ou simplesmente para conhecimento histórico-cultural da nossa cidade.

             Fique a vontade para pesquisar e conhecer a história do Município de Uruguaiana. Agradecemos sua visita!